Conselho de Segurança pede fim das hostilidades na Síria

Ouvir /

Grupo está profundamente preocupado com últimas alegações sobre uso de armas químicas no país; membros querem investigação completa e imparcial para apurar os fatos.

Embaixadora argentina María Cristina Perceval. Foto: ONU

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A presidente do Conselho de Segurança, a embaixadora argentina Maria Cristina Perceval, afirmou que o grupo está profundamente preocupado com as últimas alegações sobre o uso de armas químicas na Síria.

Os membros do Conselho foram informados sobre a situação no país pelo vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, numa reunião de emergência na tarde desta quarta-feira.

Violação Lei Internacional

Segundo Perceval, o grupo declarou que a situação deve ser acompanhada cuidadosamente.

Os integrantes do Conselho foram unânimes em dizer que o uso de armas químicas por qualquer um dos lados, sob qualquer circunstância, representa uma violação da lei internacional.

O grupo pediu também o fim das hostilidades e o cessar-fogo na região. Os integrantes do Conselho saudaram a determinação do Secretário-Geral para realizar uma investigação completa, imparcial e imediata sobre as alegações.

Ajuda Humanitária

Eles citaram também a necessidade do envio de ajuda humanitária ao país e enviaram condolências às vítimas e suas famílias.

Jan Eliasson (Foto: ONU foto)

Depois da reunião com o Conselho de Segurança, o vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, disse que o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, ficou profundamente preocupado e chocado com as últimas alegações sobre o uso de armas químicas na Síria.

Investigação

Eliasson falou sobre a necessidade de uma investigação imediata. Segundo o vice-secretário-geral, esse fato representa uma séria escalada da situação com graves consequências humanas.

Eliasson espera que a equipe comandada por Ake Sellström possa conduzir as investigações em Damasco. Ele espera também que o grupo receba autorização do governo sírio para visitar a área afetada.

O vice-secretário-geral fez um apelo para a suspensão da violência e das hostilidades nesta área e no resto do país.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930