Conselho de Segurança debate situação no Haiti nesta quarta-feira

Ouvir /

Nova representante do Secretário-Geral no país, Sandra Honoré, participa da reunião em Nova York; tropas da ONU no país são lideradas pelo Brasil; dentre as ações da organização na ilha caribenha está a capacitação da polícia haitiana.

Soldados no Haiti.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A situação da estabilização política do Haiti será o tema de uma reunião do Conselho de Segurança, realizada nesta quarta-feira em Nova York.

A nova representante do Secretário-Geral para o país, Sandra Honoré, participará da sessão, pela primeira vez desde que assumiu o posto.

Força Policial

Na segunda-feira, os 15 membros do Conselho se reuniram, a portas fechadas, com os países que contribuem com militares para a Polícia Nacional Haitiana, conhecida como HNP.

Nesta entrevista à Rádio ONU, o comandante da Polícia das Nações Unidas, Luís Carrillho, falou sobre os resultados de políticas de segurança que levaram a uma redução no índice de criminalidade no Haiti, nos primeiros seis meses deste ano.

Raptos

"Mesmo em determinados tipos de crime que antigamente eram mais frequentes também houve um decréscimo. Estamos a falar de raptos que é um crime que causa alguma sensação de insegurança. Estamos a falar também de outros tipos de crimes um pouco mais graves. Crimes acontecem em todo o mundo, mas a polícia tem que ter essa capacidade de dar a credibilidade à população de prevenir, e caso não seja possível prender os autores dos crimes e trazê-los à justiça."

Segundo a Minustah, não houve nenhum caso de sequestro na ilha caribenha desde o início do ano.

Policiais das Nações Unidas estão ajudando a treinar militares haitianos numa academia de polícia, em Porto Príncipe.

A Missão da ONU no Haiti é liderada por um general brasileiro desde o início dos trabalhos em 2004.

O mandato atual da Missão deve expirar em outubro de 2014.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930