Ban quer apoio de entidade internacional de banimento de armas químicas

Ouvir /

Chefe das Nações Unidas e diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas se reuniram em Haia, nesta quarta-feira; Ban quer apoio da entidade para a investigação sobre suposto ataque químico na Síria.

Ban Ki-moon e o juiz Sang-Hyun Song, Presidente do TPI. Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York. *

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas, Ahmed Üzümcü, se reuniram esta quarta-feira em Haia para discutir a crise na Síria.

Eles pediram a todas as partes envolvidas no conflito, governo e oposição, que cooperem com a missão da ONU para investigar as alegações sobre o uso deste tipo de armamento.

Ataque

Os dois mencionaram o ataque contra o comboio que levava os investigadores das Nações Unidas, ocorrido nesta segunda-feira, e disseram que incidentes como este não podem se repetir.

Ban e Üzümcü afirmaram que o trabalho da equipe da ONU representa um meio objetivo e imparcial para se estabelecer os fatos sobre o alegado ataque químico na Síria.

Cooperação

Eles deixaram claro que o trabalho do grupo deve ser inviolável e toda a cooperação deve ser dada à missão, que inclui o fim das agressões por todos os lados.

Ainda em Haia, o Secretário-Geral disse que a cidade é conhecida como a "capital jurídica do mundo".

Ele citou a Corte Internacional de Justiça, que fornece uma plataforma importante para a resolução pacífica de disputas complexas, e também o Tribunal Penal Internacional, TPI.

Segundo Ban, as condenações determinadas nos tribunais em Haia demonstram uma nova disposição global de punir os responsáveis, sem levar em consideração a patente ou a importância das pessoas envolvidas.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031