Ban preocupado com impasse político no Egito

Ouvir /

Secretário-Geral reforçou compromisso em apoiar medidas não violentas do governo para atender as aspirações do povo egípcio; ele pediu aos dois lados que reconsiderem suas ações.

Manifestantes egípcios protestam na cidade do Cairo.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que está profundamente preocupado com o contínuo impasse político no Egito.

Com o fim do Ramadã, mês considerado sagrado pelos muçulmanos, Ban reafirmou seu compromisso em apoiar medidas não violentas do governo para atender as aspirações do povo egípcio.

Tensões

Em comunicado, o chefe da ONU declarou que em vista das tensões atuais na região e do risco de violência, é importante que os dois lados reconsiderem suas ações e a linguagem.

Por esta razão, o Secretário-Geral apelou aos egípcios que deixem de lado ou evitem ações e palavras que possam ser interpretadas como provocação pelo outro lado.

Ban disse que eles deveriam buscar novas abordagens que levem a um processo político inclusivo, com base na reconciliação. Para o chefe da ONU, as estratégias políticas precisam ser reajustadas para abranger as circunstâncias e as realidades atuais, no intuito de servir ao país.

Saída

Ban espera que os líderes egípcios, de todas as partes, exerçam sua liderança e responsabilidade para fazer o que for possível para evitar mais mortes de civis.

O Secretário-Geral afirmou que as Nações Unidas permanecem totalmente engajadas no apoio ao Egito. Ban disse ter plena confiança de que o povo egípcio encontrará, com sucesso, uma saída para a situação atual, enquanto as partes evitarem o caminho da violência.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031