ONU quer ação robusta dos países para atingir metas de combate à pobreza

Ouvir /

Secretário-Geral disse que os líderes mundiais devem fazer mais para conseguir um progresso claro sobre a sustentabilidade; declaração faz parte do relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015.

Metas do Milênio

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon pediu uma ação robusta aos governos e líderes mundiais para alcançar os objetivos de combate à pobreza e de progresso sobre a sustentabilidade.

A declaração de Ban faz parte do relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015, divulgado nesta quarta-feira.

Agenda Universal

O documento sugere o que precisa ser feito para se atingir as Metas do Milênio e também, para definir uma nova agenda universal de desenvolvimento pós 2015.

A assessora especial do Secretário-Geral para o desenvolvimento, Amina Mohammed falou sobre os avanços conquistados até agora.

Ela disse que muito já foi feito mas ainda há muita coisa a fazer. A assessora afirmou que esse é o momento de os países fazerem algo para atingir os ODMs até 2015.

Educação

Segundo Mohammed, os avanços ocorreram na educação, mais crianças estão nas escolas do que no passado. No setor de saúde, ela citou progresso em relação à saúde materna, com menos mães morrendo durante o parto no mundo inteiro. 

Outro fator positivo foi o acesso à água potável mas, ao mesmo tempo, lembrou que muito ainda precisa ser feito sobre o saneamento básico.

Amina explicou que muitas metas para combater a pobreza foram alcançadas mas é necessário ir mais a fundo para que ninguém fique para trás.

Alerta

No relatório, que tem como título "Vida Digna para Todos",  Ban Ki-moon alerta que a busca mundial por uma paz digna, prosperidade, justiça, sustentabilidade e fim da pobreza atingiu um nível de urgência sem precedentes.

Segundo o Secretário-Geral, este é um momento histórico, onde a geração atual pode acabar com a pobreza e colocar o planeta no caminho sustentável antes que seja tarde demais.

Nova Visão

Ban afirmou que novas potências econômicas surgiram e novas tecnologias estão reformulando a vida das pessoas. Para ele, uma nova era exige uma nova visão.

O Secretário-Geral explicou que a ONU está modificando a forma como trabalha para atender às necessidades das pessoas num mundo que também está mudando.

Ban apelou aos países que façam o possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015 e para a adoção da agenda universal de desenvolvimento sustentável depois deste período.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930