Ban: investigadores precisam de 4 dias para finalizar trabalho em Gotha

Ouvir /

Porta-voz do Secretário-Geral explicou que equipe da ONU necessita desse tempo para concluir as investigações somente em um local; ele afirmou que as provas colhidas serão cruciais para se determinar os fatos de uma forma imparcial.

 

Farhan Haq na ONU

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*   

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou em Haia, nesta quarta-feira, que os investigadores das Nações Unidas precisam de mais quatro dias para finalizar os trabalhos em Gotha, na Síria.

A cidade foi alvo de um suposto ataque com armas químicas ocorrido na semana passada e que, segundo agências de notícias, causou centenas de mortes, incluindo de crianças.

Último Incidente

Em Nova York, o porta-voz de Ban, Farhan Haq, afirmou que os quatro dias mencionados pelo chefe da ONU são específicos em relação ao último incidente.

Haq explicou que os próprios inspetores disseram que precisam de mais quatro dias para finalizar as investigações somente em um único lugar, Gotha.

O porta-voz afirmou que esse é o prazo necessário para eles terminarem a tarefa prioritária que é a de estabelecer se armas químicas foram usadas na região.

Investigações

Haq disse ainda que a missão da ONU voltou aos trabalhos nesta quarta-feira. As operações foram adiadas por um dia por causa do ataque contra o comboio que levava a equipe, ocorrido na segunda-feira.

Ele declarou que os investigadores visitaram vários locais nos subúrbios de Damasco, a capital Síria.

Segundo o porta-voz, a equipe esteve em áreas onde ocorreram ataques químicos e coletaram amostras e mais informações sobre o caso.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930