Ban envia chefe de desarmamento da ONU para Síria

Ouvir /

Angela Kane chega a Damasco neste sábado para discutir as novas alegações de uso de armas químicas; chefe da ONU quer uma investigação imediata e imparcial.

Angela Kane Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A subsecretária-geral para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, chega, este sábado, a Damasco para discutir as investigações sobre as novas alegações de uso de armas químicas na Síria.

Os alegados ataques ocorreram nesta quarta-feira, nos subúrbios da capital do país.

Em nota emitida, esta sexta-feira, o chefe da ONU reafirma a intenção da organização de realizar uma investigação "completa, imediata e imparcial" sobre as novas denúncias.

Carta

Ban Ki-moon disse que está  atento à situação que considera "trágica". Ele confirmou o envio de uma carta ao governo sírio pedindo colaboração urgente.

A cooperação seria desenvolvida com a Missão das Nações Unidas que já está no local, tendo como base as modalidades de cooperação mútua estabelecidas em 13 de agosto.

Governo e Oposição

Ban pediu resposta pronta e positiva das autoridades levando em consideração "as próprias preocupações expressas publicamente em relação aos acontecimentos pelo governo sírio".

A oposição também recebeu um pedido para cooperar com a Missão das Nações Unidas para investigar o alegado uso de armas químicas neste trágico acontecimento mais recente.

Responsabilidade

Para Ban, é de suma importância que todos partilhem a preocupação e a urgência de investigar as alegações, além da responsabilidade de cooperar em prol de um ambiente seguro para que a missão realize o seu trabalho.

O Secretário-Geral pediu a influência de todos os Estados membros com interesse. Na mensagem, Ban destaca ainda que as necessidades humanitárias da Síria são grandes, e fez um apelo para o fim das hostilidades.

* Apresentação: Edgard Júnior

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930