Unesco fará pesquisa sobre segurança de jornalistas de mídias digitais

Ouvir /

Agência da ONU busca propostas de pesquisadores e organizações para produzir levantamento; segundo ONG Repórteres sem Fronteiras, 39 jornalistas cidadãos foram assassinados no ano passado.

 

Jornalismo cidadão tem crescido no mundo

Leda Letra, da Rádio da Rádio ONU em Nova York.*

A Unesco está buscando propostas para produzir uma pesquisa qualitativa sobre a segurança de jornalistas cidadãos. Pesquisadores e organizações podem enviar suas sugestões à agência da ONU até o dia 31.

A pesquisa irá analisar o papel de governos, sociedade civil e mídia na proteção dos profissionais do jornalismo online. A meta é também fornecer diretrizes, ideias de boas práticas e recomendações sobre como respeitar o direito à liberdade de expressão no mundo digital.

Vigilância

Segundo a Unesco, sites de notícias, blogueiros e outros indivíduos que difundem informação são cada vez mais alvos de vigilância ilegal, ações de hackers e ataques. Para a agência, a tendência é preocupante.

A Unesco lembra que muitas pessoas estão sendo assassinadas ao praticar o jornalismo online. No primeiro semestre de 2012, dos 50 jornalistas mortos no mundo, 17 eram das mídias online.

Liberdade de Expressão

A agência cita ainda dados da ONG Repórteres sem Fronteiras, que registrou o assassinato de 39 jornalistas cidadãos no ano passado.

A Unesco destaca estar preocupada com a segurança online dos jornalistas e as implicações para os direitos humanos, em especial sobre a liberdade de expressão e proteção à privacidade.

De acordo com a agência, a pesquisa será importante já que as informações sobre as ameaças recebidas por esses profissionais são limitadas. Por isso, a Unesco quer coletar mais informações e exemplos de casos sobre a situação de jornalistas online em todo o mundo.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930