Trabalhos voluntários marcam o Dia Internacional Nelson Mandela

Ouvir /

Na data em que Madiba completa 95 anos, chefe da ONU diz que ajudar ao próximo pode ser o "melhor tributo ao homem que personifica os mais altos valores da humanidade"; atividades serão realizadas em vários países.

Nelson Mandela

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

No Dia Internacional Nelson Mandela, as Nações Unidas e a Fundação Mandela estão incentivando pessoas do mundo todo a contribuir com 67 minutos de seu tempo a algum trabalho voluntário.

O período simboliza os 67 anos em que Madiba lutou pelos direitos humanos e pela justiça social. Este 18 de julho marca ainda o aniversário de 95 anos do líder sul-africano.

Simplicidade

De Maputo, o autor do livro "Obrigado, Madiba", que está sendo lançado nesta quinta-feira, falou à Rádio ONU sobre o caráter de Mandela. Abílio Soeiro conta que os dois tornaram-se grandes amigos.

"Ele modificou a minha vida, foi ele quem fez com que eu voltasse aos bancos da escola, depois de 37 anos, para fazer a minha licenciatura e o meu mestrado, graças à influência que ele teve sobre mim. A maneira dele ser, de estar, sua dignidade e aquilo que ele transmite aos outros em termos de valores e a simplicidade desse grande homem."

Benefícios

Em mensagem sobre o dia, o Secretário-Geral da ONU pede "reflexão profunda sobre a vida e o trabalho de Madiba", que continua hospitalizado. Ban Ki-moon parabeniza Mandela pelo aniversário e pede às pessoas que "ajam em benefício ao próximo."

Para Ban, o trabalho voluntário é o "melhor tributo que se pode pagar a um homem extraordinário, que incorpora os valores mais altos da humanidade." O chefe da ONU destaca que em "um momento difícil, os pensamentos e orações estão com Nelson Mandela, sua família e o povo da África do Sul."

Praias

Em Nova York, funcionários das Nações Unidas vão trabalhar como voluntários em duas das áreas mais afetadas pelo furacão Sandy, que atingiu a cidade no ano passado.

Equipes irão limpar e coletar material de residências destruídas, além de lixar, passar massa e pintar as casas. O voluntariado será realizado em duas áreas próximas ao mar: Long Beach e Far Rockaway.

A Fundação Nelson Mandela tem mais ideias de ações, como organizar a limpeza de parques, ruas e praias; ler para uma pessoa cega; ajudar um idoso a fazer compras no supermercado , ajudar em um canil para animais abandonados e doar livros usados para escolas ou bibliotecas públicas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930