Tempestades tropicais levam Haiti a rever situação de deslocados internos

Ouvir /

Governo, parceiros e a Organização Internacional para Migrações, OIM, começaram a testar preparações para época de furacões com a passagem da tempestade Chantal, esta semana.

Rádio para comunicar em emergências. Foto: Unesco

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A situação dos deslocados internos no Haiti está sendo avaliada pelo país, que se prepara para a estação de furacões e tempestades tropicais.

Centenas de milhares de haitianos ainda estão vivendo em abrigos improvisados por causa do terremoto de 2010 que deixou cerca de 1,5 milhão de deslocados.

Estação de Furacões

A tempestade Chantal, que deveria ter passado pela ilha de Hispaniola no dia 9, ofereceu uma oportunidade às autoridades haitianas de testarem medidas e preparativos para a estação de furacões.

O governo haitiano está realizando a tarefa ao lado de parceiros e da  Organização Internacional para Migrações, OIM.  Além disso, foram criadas comissões de vigilância em 22 dos acampamentos considerados de maior risco.

Outros 75 campos de refugiados foram contatados por telefone através de um call center. Como forma de ajudar os haitianos a se protegerem dos furacões foram distribuídos jornais com dicas para evacuação e perigos que surgem com as tempestades.

Risco Extremo

O chefe da OIM no Haiti, Gregoire Goodstein, lembrou que 270 mil pessoas continuam vivendo em acampamentos improvisados. O Haiti é um dos países mais propensos a danos durante a estação de furacões.

A ilha caribenha experimentou, durante as últimas três decadas, um alto nível de desmatamento, o que deixou o país sob risco extremo de cheias e deslizamentos.

A previsão para a estação de furacões este ano no Atlântico é que haja de 13 a 20 tempestades, deste total pelo menos sete podem vir com força de furacão. De acordo com autoridades americanas de meterologia, a probabilidade desta previsão é de 70%.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930