Quarteto elogia conversações entre israelenses e palestinos

Ouvir /

Grupo formado por ONU, Estados Unidos, Rússia e União Europeia fala em "decisão corajosa" de Abbas e Netanyahu; secretário de Estado americano afirma que os dois lados concordaram em continuar com negociações.

John Kerry fez o anúncio nesta terça-feira

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Quarteto para o Oriente Médio elogiou, nesta terça-feira, o anúncio feito pelo secretário de Estado americano, John Kerry, sobre conversações diretas entre israelenses e palestinos.

Segundo Kerry, representantes dos dois lados concordaram em buscar um acordo final durante os próximos nove meses. Ele fez a declaração após dois dias de encontro com negociadores israelenses e palestinos em Washington.

Compromisso

Após o anúncio, o Quarteto para o Oriente Médio, formado pelas Nações Unidas, Estados Unidos, Rússia e União Europeia, divulgou uma nota elogiando o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas e o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu.

Para o grupo diplomático, os dois "tomaram uma decisão corajosa, de interesse dos seus povos", e estão determinados em compartilhar o compromisso para o alcance de uma negociação que leve à criação de dois Estados.

Apoio

O Quarteto pede que sejam tomados todos os passos que levem "ao sucesso das negociações e que sejam evitadas ações que prejudiquem a confiança mútua".

Na nota, o grupo ressalta os esforços do presidente americano Barack Obama e de John Kerry em ajudar os dois lados a alcançar um acordo para a retomada das conversações.

A Liga Árabe também é elogiada pelo Quarteto para o Oriente Médio, por "seu papel construtivo de apoio". O grupo reconhece o papel de outras lideranças da comunidade internacional por suas "contribuições importantes."

Mas o grupo lembra que "há muito trabalho pela frente" e expressa "esperança em negociações que levem a um caminho claro rumo a uma solução de dois Estados", um israelense e o outro palestino e ao fim dos conflitos na região e pela paz e segurança dos dois povos.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031