ONU quer apoio da sociedade civil para melhorar situação de migrantes

Ouvir /

Vice-secretário-geral, Jan Eliasson, discursou em debate de alto nível na Assembleia Geral sobre o tema, nesta segunda-feira; mundo tem cerca de 200 milhões de migrantes internacionais.

Jan Eliasson (Foto: ONU foto)

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Assembleia Geral da ONU está realizando um debate de alto nível sobre migração internacional e desenvolvimento. O objetivo é discutir medidas e políticas para integrar a agenda pós-2015.

Participam do encontro, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil.

Empregos e Comércio

Ao discursar no evento, o vice-secretário-geral da organização, Jan Eliasson, afirmou que o mundo precisa firmar parcerias entre diferentes atores incluindo a sociedade civil para melhorar a situação dos migrantes no mundo.

De acordo com as Nações Unidas, existem 200 milhões de pessoas que vivem fora de seus países de origem. Um número maior que o da população do Brasil.

A Assembleia Geral está propondo um plano de trabalho de cinco anos com indicadores de progressos. O vice-secretário-geral lembrou que nenhum país pode tratar do tema sozinho.

Integração

Para Eliasson, a migração afeta todas as regiões do mundo tanto do Sul para o Sul como do Sul para o Norte. Segundo ele, com uma parceria global será possível fazer a criação de empregos e comércio acompanhar o movimento migratório.

Um outro aspecto destacado pelo vice-chefe da ONU foi a necessidade de estatísticas e dados sobre migração. Eliasson disse ainda que os migrantes precisam estar integrados nas sociedades e economias dos países anfitriões.

Uma outra preocupação da ONU é com a situação de migrantes de países e regiões afetados por crises e violência.  

Segundo as Nações Unidas, cada vez mais pessoas vivem no exterior fazendo da migração um desafio global que carece de uma resposta global.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930