ONU pede "diálogo sério" entre israelenses e palestinos

Ouvir /

Coordenador para o Processo de Paz no Oriente Médio falou ao Conselho de Segurança; Robert Serry também diz que Síria virou campo de batalha regional.

Robert Serry no Conselho de Segurança

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio pediu que apelos coletivos sejam transformados em "senso de urgência em apoio aos líderes israelenses e palestinos".

Robert Serry falou ao Conselho de Segurança na terça-feira. No final da semana passada, o secretário de Estado americano John Kerry anunciou que haviam sido estabelecidas as bases para negociações entre os dois lados em conflito.

Dois Estados

O representante da ONU disse que uma dinâmica mais construtiva entre israelenses e palestinos teria implicações políticas positivas para a região.

Mas Serry lembrou que um impasse poderia dificultar uma solução de dois Estados, notando ser essencial renovar o "diálogo sério" entre as partes envolvidas.

Para ele, progressos serão alcançados com compromissos políticos e este é o momento de ação concertada e de apoio contínuo aos israelenses e palestinos.

Egito e Síria

Ao Conselho de Segurança, Serry falou ainda que a situação em Gaza tem sido afetada pelos acontecimentos políticos no Egito. Autoridades egípcias estariam fechando túneis que levam a Gaza e já haveria falta de combustível.

Sobre a Síria, o coordenador falou que o país "está se tornando um campo de batalha regional, senão global". Serry destacou o surgimento de ameaças sectárias e violência pela região.

Ele lembrou que os lados em conflito ainda não responderam ao apelo de cessar-fogo durante o mês do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930