ONU pede à França que disponibilize helicópteros para missão no Mali

Ouvir /

Declaração foi feita após audiência do Secretário-Geral das Nações Unidas com o presidente da França, François Hollande, nesta segunda-feira, em Paris.

 

Ban Ki-moon

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas pediram à França que considere a possibilidade de enviar helicópteros blindados para a Missão da ONU no Mali, Minusma.

Segundo o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, sem a importante contribuição da França, o país do noroeste da África não teria estabilidade, liberdade e segurança hoje em dia.

 Equipamentos

 Ban falou a jornalistas logo após uma audiência com o presidente francês, François Hollande, nesta segunda-feira, em Paris.

 A missão da ONU no Mali é a mais nova da organização. O chefe das Nações Unidas explicou que a Minusma precisa de vários equipamentos incluindo aeronaves especiais.

 Ban está em Paris desde o domingo, quando participou das comemorações do 14 de julho, o feriado nacional da França, conhecido como Dia da Bastilha.

 Comissão de Reconciliação

Ele se reuniu como o presidente do Mali Dioncounda Traoré e disse que as eleições presidenciais do país devem transcorrer sem violência e de forma crível. Ban disse ainda que o presidente deve formar uma comissão de reconciliação e diálogo após o pleito.

Ao comentar a situação no Egito, o chefe das Nações Unidas afirmou que este é um momento crítico. Segundo ele, os líderes políticos do país têm a responsabilidade de demonstrar por palavras e atos o compromisso que têm com o diálogo pacífico e democrático.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031