Em Lampedusa, papa Francisco pede mais solidariedade para refugiados

Ouvir /

Chefe da Igreja Católica visitou a ilha italiana nesta segunda-feira; segundo Acnur, ele fez prece para as milhares de pessoas que arriscam suas vidas no mar na tentativa de chegar à Europa.

Papa Francisco em Lampedusa. Foto: Acnur

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O papa Francisco visitou nesta segunda-feira a ilha italiana de Lampedusa e pediu mais entendimento e solidariedade para com as milhares de pessoas que arriscam suas vidas no mar tentando chegar à Europa.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, o chefe da Igreja Católica fez uma prece a todos os que perderam a vida em alto mar ao fazer a travessia rumo ao continente europeu.

Barcos

A agência da ONU destaca que horas antes da chegada do papa, um pequeno barco com 166 pessoas de várias nacionalidades chegou à ilha, a 120 km da Tunísia.

No domingo, a guarda costeira italiana havia resgatado outra embarcação com 120 pessoas, incluindo uma grávida.

Homenagem

O papa Francisco encontrou-se com um grupo de 50 migrantes recém- chegados a Lampedusa, a maioria jovens da Somália e da Eritreia.

Segundo o Acnur, migrantes que desembarcam na ilha são geralmente encaminhados a centros de recepção, para aliviar os impactos à Lampedusa, que tem somente 6 mil habitantes.

Missa

Antes de se encontrar com os migrantes, o papa Francisco deixou uma coroa de flores no mar, em memória aos que morreram ao tentar cruzar o oceano, vindos do norte da África.

O papa também realizou uma missa ao ar livre, com a participação de moradores do local, turistas e migrantes. Um pequeno barco de madeira foi utilizado como altar.

Ele fez um alerta sobre a indiferença que muitas vezes é mostrada contra o sofrimento de migrantes e refugiados. Para o Acnur, a visita teve um valor simbólico e humanitário.

A agência da ONU calcula que 8,4 mil pessoas chegaram à costa da Itália e de Malta no primeiro semestre deste ano. A maioria é de países da África Subsaariana, como Somália e Eritreia, e também do Afeganistão, Egito, Gâmbia, Mali, Paquistão e Síria.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031