Começam as operações da Missão das Nações Unidas no Mali

Ouvir /

Cerimônia de inauguração ocorreu esta manhã em Bamako, capital do país africano; Ban Ki-moon preocupado com a segurança na região.

Soldados de paz da ONU no Mali. Foto: Minusma/Blagoje Grujic

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Missão das Nações Unidas para Estabilização no Mali, Minusma, começou a operar no país africano esta segunda-feira. Uma cerimônia na capital Bamako marcou o lançamento oficial dos soldados de paz da ONU no Mali.

As forças da missão internacional africana de apoio ao Mali, Misma, transferiram o poder para a Minusma nesta manhã, hora local.

O chefe da Minusma, Bert Koenders, lembrou que o estabelecimento da missão foi resultado de uma decisão conjunta das Nações Unidas e do Conselho de Segurança.

Estabilidade

Koenders reiterou o compromisso da comunidade internacional em apoiar o Mali e a população na busca por estabilidade, paz e prosperidade. Ele afirmou que a Minusma irá trabalhar em conjunto com a União Africana e as tropas francesas, por justiça, boa governança e desenvolvimento do país.

A situação no Mali também foi ressaltada pelo Secretário-Geral durante encontro com jornalistas em Genebra. Ban Ki-moon expressou preocupação com a segurança e as condições humanitárias no país.

Eleições

Ban disse ser vital que as eleições presidenciais, marcadas para o dia 28, sejam credíveis e pacíficas e que o resultado seja aceito por todos os civis. O chefe da ONU disse que a nova missão fará todo o possível para fornecer segurança e apoio logístico para o pleito.

Sobre a situação humanitária, Ban lembrou que quase 475 mil pessoas estão deslocadas no Mali e mais de 1,4 milhão precisam de assistência imediata.

O Secretário-Geral disse que estão havendo violações dos direitos humanos no norte do país, por todos os lados em conflito, incluindo o uso de crianças por grupos armados, estupros e desaparecimentos forçados. Ban disse ser imperativo que as violações sejam investigadas. 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930