Ban: países devem discutir incidente com avião presidencial da Bolívia

Ouvir /

Secretário-Geral da ONU emitiu nota a correspondentes estrangeiros sobre decisão da França e de Portugal de não permitirem que aparelho entrasse em seus respectivos espaços aéreos; segundo agências de notícias, havia suspeitas de que aeronave estivesse transportando americano Edward Snowden.

 

ONU Foto.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

 

As Nações Unidas afirmaram que os países envolvidos num incidente sobre uma viagem oficial do presidente da Bolívia devem discutir o assunto.

Em nota, emitida na noite de quarta-feira, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse compreender as preocupações do governo da Bolívia sobre o tema. Ele aproveitou para dizer que se sente aliviado pelo fato de o que chamou de "incidente infeliz" não ter acarretado em consequências à segurança do presidente boliviano, Evo Morales, e de sua comitiva.

Cimeira

Segundo agências de notícias, autoridades da França e de Portugal teriam impedido o avião presidencial de cruzar seus respectivos espaços aéreos por causa de relatos de que a aeronave estaria transportando o americano Edward Snowden, acusado de vazar informações secretas do serviço de inteligência dos Estados Unidos.

O presidente Evo Morales estava regressando de uma viagem oficial a Moscou, na Rússia, onde participou da Segunda Cimeira do Fórum de Países Exportadores de Gás.

Viena

 Ainda na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia emitiu um comunicado condenando as decisões de Portugal e da França, que foram classificadas pelas autoridades bolivianas de "agressão à Bolívia e ao presidente."

O documento assinalou ainda que a decisão dos dois países teria violado tratados internacionais, além de "formar um atentado à vida e à segurança de um chefe de Estado."

O avião que transportava o presidente Evo Morales foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Viena, na Áustria, até reprogramar o plano de voo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930