Ban diz em reunião com Kerry que violência na Síria é prioridade da agenda

Ouvir /

Secretário-Geral lembrou que mais de 100 mil pessoas morreram e que milhões continuam refugiados em nações vizinhas; segundo Ban, é hora de acabar com a violência no país árabe.

John Kerry e Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recebeu nesta quinta-feira a visita do secretário de Estado americano, John Kerry.

Antes de uma reunião, a portas fechadas na sede da ONU, Ban e Kerry falaram a jornalistas sobre o teor da conversa.

Comunidade Internacional

O Secretário-Geral informou que o fim da violência na Síria era a prioridade da agenda, e lembrou que mais de 100 mil pessoas já morreram nos confrontos entre tropas do governo e opositores do presidente sírio Bashar al-Assad.

Para Ban Ki-moon, a comunidade internacional tem que se concentrar na promoção de uma conferência de paz para a Síria, em Genebra.

Proposta

Ele lembrou ainda que ações militares pelos dois lados do conflito devem cessar imediatamente, e que é fundamental que ocorra a conferência de paz o mais rápido possível. A proposta foi iniciada pelo chanceler da Rússia Sergei Lavrov e pelo próprio secretário de Estado americano, John Kerry.

Ao assumir o microfone, Kerry confirmou os esforços para levar ao fim do conflito na Síria, e disse que está atuando ainda na promoção da paz entre israelenses e palestinos.

Grandes Lagos

O secretário americano disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, tomaram um decisão corajosa de retomar o diálogo pela paz, mas que os detalhes ainda estariam sendo discutidos.

Logo depois da reunião com Ban Ki-moon, o secretário americano de Estado, John Kerry, iniciou um debate no Conselho de Segurança sobre a situação dos Grandes Lagos, na África, com destaque especial para a violência na República Democrática do Congo.

Os Estados Unidos estão ocupando a presidência rotativa do Conselho neste mês de julho.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930