Afeganistão precisa de eleições críveis para avançar com transição

Ouvir /

Declaração é do vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson; após visita de cinco dias ao país, ele afirmou que a nação não pode voltar "aos pesadelos da guerra, extrema pobreza e de violações dos direitos humanos."

Jan Eliasson (Foto: ONU foto)

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As eleições presidenciais do Afeganistão, marcadas para 5 de abril de 2014, devem ser críveis para assegurar o processo de transição do país.

A afirmação foi feita pelo vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, após uma viagem oficial ao Afeganistão.

Parceria

Segundo Eliasson, é fundamental que o pleito seja livre e justo. Ele lembrou que 2014 será também o ano da retirada da maior parte das forças internacionais do Afeganistão. Com isso, as tropas afegãs assumirão o controle de toda a segurança.

O vice-chefe da ONU declarou que os parceiros do Afeganistão e as Nações Unidas devem ajudar neste processo de transição para evitar que o país retorne "aos pesadelos da guerra, da extrema pobreza e de violações dos direitos humanos."

Jan Eliasson falou a correspondentes estrangeiros na sede das Nações Unidas sobre a viagem. Segundo ele, a ONU pretende continuar seu trabalho de parceria com o Afeganistão caso o povo e o governo afegãos queiram a colaboração.

Recesso

Para o vice-chefe das Nações Unidas, as eleições presidenciais do próximo ano serão um momento decisivo, e para isso o Parlamento do país precisa aprovar dois projetos de lei sobre a votação, antes que o Parlamento entre em recesso, o que deve ocorrer em meados deste mês.

Se aprovadas, as leis definirão a estrutura e atribuições da Comissão Eleitoral Independente e a regulação de todas as eleições futuras do país.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031