Unicef diz que crianças são a chave de uma sociedade saudável

Ouvir /

Conclusão está no relatório "Desenvolvimento sustentável começa e termina com crianças seguras, saudáveis e bem-educadas"; agência afirma que investimento nos menores tem grande retorno para sociedade.

Crianças no Cazaquistão. Foto: Unicef

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, afirmou que as crianças representam a chave para sociedades saudáveis e sustentáveis.

A conclusão consta do novo relatório da agência da ONU, "Desenvolvimento sustentável começa e termina com crianças seguras, saudáveis e bem-educadas."

Rio+20

Um ano depois da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o documento afirma que isso vai depender da situação das crianças.

O Unicef cita três conceitos fundamentais para se alcançar um mundo adequado para as crianças, de hoje e para as futuras gerações.

Participação

A agência da ONU explica que o primeiro conceito diz que o progresso das crianças pode ser o principal fator de um desenvolvimento sustentável. O Unicef afirma ainda que os menores são os que mais têm a ganhar e perder  no caso de sucesso ou fracasso nas políticas de desenvolvimento.

E o terceiro e último conceito diz que as crianças podem e devem ser os maiores participantes e contribuidores para um planeta saudável e sustentável.

Atrofia

Segundo o Unicef, aproximadamente 165 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de algum tipo de atrofia no mundo inteiro. Isso pode ter um efeito no desenvolvimento físico e mental pelo resto da vida desses menores de idade.

Para a agência da ONU, prevenir o nanismo infantil pode ajudar a quebrar o ciclo de pobreza e aumentar o Produto Interno Bruto dos países em até 3% por ano. Além disso, pode também economizar bilhões de dólares em gastos médicos e com a perda de produtividade.

Investimento

O Fundo da ONU para a Infância disse que a boa notícia é que o investimento em crianças tem um grande retorno, para elas, para a sociedade e para todo o planeta.

Segundo o Unicef, as crianças representam cerca de 30% da população mundial. O relatório conclui dizendo que as escolhas e as participações das crianças são importantes para o futuro sustentável que todos querem.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930