Unfccc apoia políticas contra aquecimento da temperatura do planeta

Ouvir /

Agência Internacional de Energia sugere quatro medidas para redução das emissões de dióxido de carbono, que evitariam um aumento acima de 2º C da temperatura média global.

Meta é evitar que temperatura média suba mais de 2º C

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.  

A Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Unfccc, elogiou um relatório da Agência Internacional de Energia sobre medidas para evitar o aquecimento da temperatura global.

O documento sugere quatro políticas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, CO2. A meta é evitar que a temperatura média do planeta aumente mais de 2º Celsius.

Oportunidades

Para a secretária-executiva da Unfccc, Christiana Figueres, o documento surge "num momento crucial para as negociações sobre mudança climática."

Figueres diz que o relatório serve de lembrete sobre a possibilidade de manter a temperatura média, usando tecnologias e medidas que não causam danos ao crescimento econômico.

Ela indica a governos e empresas que busquem as oportunidades descritas no documento. Segundo a Agência Internacional de Energia, as emissões atuais de gases que causam o efeito estufa podem fazer a temperatura média global subir entre 3.6º C e 5.3º C.

Investimentos

Mas o relatório apresenta sugestões que podem mudar o cenário e reduzir de forma significativa as emissões dos gases até 2020.

A primeira é o investimento em medidas de eficiência energética em prédios, indústrias e transportes. A outra é limitar a construção e o uso de usinas de carvão, que são menos eficientes e contribuem com a poluição do ar.

Ações para reduzir pela metade as emissões do gás metano na atmosfera poderiam diminuir em 18% os gases que causam o efeito estufa até 2020. O relatório indica ainda a diminuição dos subsídios para o consumo de combustíveis fósseis.

O setor energético é responsável por dois terços das emissões mundiais dos gases de efeito estufa. No ano passado, a produção de energia levou ao aumento de 1,4% das emissões de dióxido de carbono.

O relatório destaca que as quatro políticas sugeridas são baseadas em tecnologias já existentes e já foram adotadas com sucesso em vários países.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930