Português está sendo cada vez mais valorizado, diz ministro

Ouvir /

Titular da pasta do Esporte e autor do antigo projeto de "promoção, defesa e proteção da língua portuguesa", Aldo Rebelo afirmou que idioma tem crescido em importância em suas próprias comunidades, nos últimos anos.

Português representa 17% do PIB português.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A língua portuguesa tem crescido em importância e valor dentro de suas próprias comunidades no mundo. A afirmação é do ministro brasileiro do Esporte, Aldo Rebelo.

Segundo ele, a língua é um elemento de poder político, o que teria sido descoberto por Portugal, ainda durante o século 18, quando foi introduzida a "Lei do Diretório" de Marquês de Pombal, que determinava o uso do português como a língua falada no Brasil ao contrário do tupinambá, chamado na época de língua geral.

Palavras Estrangeiras

Quando era deputado, em 1999, Rebelo apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei batizado de "promoção, defesa e proteção da língua portuguesa", que desencorajava o uso de palavras estrangeiras no discurso.

O ministro falou à Rádio ONU durante sua participação no Fórum Internacional sobre Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, em Nova York.

Segundo ele, ainda que o projeto não tenha sido sancionado, o debate ajudou a fortalecer o papel da língua portuguesa como instrumento político no Brasil.

"Na prática, eu creio que  nós passamos, de fato, a dar mais valor a nossa língua. Fizemos, recentemente, embora polêmico o Acordo Ortográfico, mas todos eles sempre foram polêmicos. Mas o próprio acordo polêmico é também uma prova da valorização do idioma comum pelas nossas comunidades (lusófonas)."

Diásporas

Atualmente, o português é falado como primeira língua por cerca de 250 milhões de pessoas em oito países e nas diásporas lusófonas em quatro continentes. Um estudo do governo português indica que o comércio baseado na língua gera o equivalente a 17% do PIB do país.

No fim do ano passado, o Brasil decidiu adiar a implementação do Acordo Ortográfico para acompanhar Portugal em 2015.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930