Papa: em mundo repleto de alimentos, a fome é um escândalo

Ouvir /

Pontífice fez a declaração durante uma audiência no Vaticano sobre a 38ª. Conferência da FAO; papa pediu aos países que "superem as diferenças" em políticas que excluem os mais fracos e só aumentam a fome.

 

Papa Francisco

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O papa Francisco afirmou que os níveis atuais de produção de alimentos do mundo são suficientes, mas que mesmo assim, milhões de pessoas continuam passando fome e morrendo de má nutrição.

Para o pontífice, esta é uma situação "escandalosa". Ele fez a declaração durante uma audiência no Vaticano, onde recebeu delegados de todas as regiões do mundo. Uma tradição que já dura 60 anos.

Dignidade Humana

Francisco elogiou o trabalho da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO. Segundo ele, a crise econômica global não pode continuar sendo uma álibi, e as condições da recessão devem ser analisadas em termos de dignidade humana.

O papa também alertou sobre o risco que as pessoas correm quando passam a segundo plano, se tornando "abstratas" por causa de problemas como guerra, fome e especulação financeira, que afetam o preço dos alimentos.

Para ele, a comida não pode ser tratada como "um outro produto qualquer" sem que se preste a atenção à sua função primária.

Mentalidade

Francisco disse que é preciso vencer a mentalidade "dos interesses do poder na mão de poucos, o que exclui a maioria das pessoas no mundo, e gera pobreza e marginalização."

O chefe da FAO, José Graziano da Silva, que participou da audiência com o papa, disse que combater a fome é uma condição "absolutamente necessária para se alcançar um futuro sustentável e mais seguro."

Ele lembrou que há duas semanas, o papa se posicionou contra a cultura do desperdício que causa a perda de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos todos os anos.

 

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031