ONU preocupada com insegurança alimentar em Gaza e na Cisjordânia

Ouvir /

Uma em cada três famílias palestinas tem dificuldade para colocar comida na mesa; alta do preço dos alimentos e baixos salários afetam alimentação de 1,6 de pessoas.

Ertharin Cousin, diretora do Programa Mundial de Alimentos, PMA.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Duas agências das Nações Unidas estão preocupadas com a piora da segurança alimentar na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, onde uma em cada três famílias palestinas tem dificuldade para se alimentar.

A diretora do Programa Mundial de Alimentos, PMA e o comissário-geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, visitaram uma vila de beduínos na sexta-feira, entre Jerusalém e Jericó. 

Desemprego

Ertharin Cousin, chefe do PMA, disse que por conta da alta do preço dos alimentos e dos baixos salários, "1,6 milhão de palestinos não sabem de onde virá sua próxima refeição".

Ela lembrou que a segurança alimentar é um componente vital para a paz sustentada na região. Além dos problemas citados por Cousin, resultados preliminares de uma pesquisa feita pelas agências da ONU mostram outros fatores que contribuem para a insegurança na alimentação dos palestinos.

Entre eles, a alta taxa de desemprego, a estagnação do crescimento econômico, problemas financeiros da Autoridade Palestina, a contínua ocupação de Israel na Cisjordânia e os bloqueios à Faixa de Gaza.

Mantimentos

Em Jericó, a chefe do PMA encontrou com civis que estão usando cupons eletrônicos fornecidos pela agência para comprar azeite, sal e outros mantimentos produzidos localmente.

Nos últimos três anos, o PMA colocou mais de US$ 100 milhões, ou R$ 200 milhões, na economia palestina por meio de compras locais feitas com os cupons eletrônicos.

A agência alcança 650 mil habitações na Palestina, onde vivem não-refugiados que sofrem com a falta de comida. Já a Unrwa fornece alimentos para mais de 1 milhão de refugiados palestinos no Oriente Médio.

Na Cisjordânia, o PMA e a Unrwa assinaram um acordo para fortalecer e ampliar as parcerias conjuntas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031