Nações Unidas pedem atenção com a exploração de recursos marinhos

Ouvir /

Dia Mundial dos Oceanos é neste sábado; Secretário-Geral e diretora da Unesco lembram que é papel de todos reverter a degradação ao meio ambiente marinho.

Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

No Dia Mundial dos Oceanos, neste 8 de junho, as Nações Unidas lembram ser papel de todos reverter a degradação do meio ambiente marinho.

Em mensagem sobre o dia, o Secretário-Geral da ONU destaca que os oceanos estão sofrendo pela poluição, superexploração e acidificação.

Clima

Ban Ki-moon pede a todos os países que trabalhem pela sustentabilidade dos oceanos e implementem a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Ban lembra que os oceanos fornecem alimentos e ajudam a regular o clima e são essenciais principalmente aos moradores do litoral, que dependem do mar para obter sua fonte de renda.

Ameaças

Já a diretora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lembra que os mares cobrem 71% da superfície terrestre e todos devem unir forças para preservá-los.

Irina Bokova destaca que a Unesco supervisiona uma rede para a proteção e estudo dos oceanos, com 46 locais considerados patrimônios marinhos mundiais. Mas ela ressalta que os oceanos não são infinitos e o aumento do nível do mar está ameaçando a vida de milhões de pessoas.

Bokova nota que os oceanos têm potencial para cooperação e crescimento e são parte central do desenvolvimento pacífico e sustentável do século 21. Ela garante que a Unesco irá redobrar os esforços para aumentar a cooperação científica no setor marinho.

Nesta noite, o topo do prédio Empire State será iluminado com as cores azul, branco e roxo, representando as camadas do oceano.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031