Mia Couto: Prêmio Camões vai para “gente anônima que inspira”

Ouvir /

Escritor moçambicano recebe a premiação nesta segunda-feira, em Lisboa, na mesma data em que se celebra o Dia de Luís de Camões; em entrevista à Rádio ONU, ele fala que sua fonte de inspiração são as pessoas de zonas rurais.

Mia Couto Foto: Página pessoal de Mia Couto

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.   

O escritor Mia Couto recebe, nesta segunda-feira, em Lisboa, o Prêmio Luís de Camões 2013. A distinção, criada em 1988 por Brasil e Portugal, reconhece os escritores mais ilustres da língua portuguesa.

A entrega do prêmio, de 100 mil euros, coincide com o Dia de Camões. Em entrevista à Rádio ONU, o moçambicano ressaltou que um escritor "não escreve para ganhar prêmios".

Personagens

De Maputo, Mia Couto afirmou que sua inspiração é "a gente anônima de Moçambique", a quem ele dedica o prêmio.

"Por essa gente que merece, porque são essas vozes que me inspiram. Essa gente com sua sensibilidade e lógica, onde eu me apoio como fonte de inspiração, são as zonas rurais de Moçambique. Eu gostaria muito e essa é a mensagem que eu levo quando for a Lisboa receber o prêmio, é a mensagem de que esta gente anônima também tem de estar recebendo o prêmio."

Autor de obras como "Terra Sonâmbula" e "O Outro Pé da Sereia", o moçambicano está escrevendo seu 31º livro. Mia Couto garante estar feliz por receber a homenagem, mas diz que pouco muda em sua rotina.

Universo Próprio

"O próprio Camões, que teve uma vida infeliz, desgraçada, morreu pobre, pensando que sua obra era desvalorizada. Portanto não muda nada, quer dizer, eu fico muito feliz, isso tenho que confessar, é uma grande felicidade, mas não altera em relação a grandes coisas ou à razão porque eu escrevo, porque sou feliz, não muda nada. Cada escritor tem um universo próprio que não pode ser comparado com outro. E longe de mim comparar-me com Camões, que é uma figura lendária, uma figura que marca quase toda a fundação de toda a literatura em língua portuguesa."

Além do Dia de Camões, este 10 de junho marca também o Dia das Comunidades Portuguesas e o Dia de Portugal.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930