Danos ao patrimônio de Timboctou são piores do que estimativa da Unesco

Ouvir /

Uma equipe da agência visitou a cidade do Mali e descobriu que 14 mausoléus estão totalmente destruídos; ataques de grupos rebeldes ocorreram no começo do ano.

Na foto da Unesco, local antes e depois da destruição

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Um time de especialistas da Unesco descobriu que os danos ao patrimônio cultural de Timboctou são piores do que a estimativa inicial. O grupo esteve na cidade do Mali na semana passada para avaliar a situação.

O norte do país foi ocupado por radicais islâmicos, após conflitos entre forças do governo e rebeldes tuaregues em janeiro.

Monumento

Segundo a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a missão foi o primeiro passo para a reconstrução e segurança dos sítios de Timboctou, já que muitos fazem parte da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

O especialista da agência, Lazare Eloundou Assomo, que liderou os trabalhos no Mali, disse que a destruição em Timboctou é mais "alarmante" do que o esperado.

Segundo Assomo, 14 mausoléus da cidade, incluindo os que são Patrimônio Mundial, estão totalmente destruídos. O especialista da Unesco lamentou que o monumento El Farouk, que fica na entrada de Timboctou, esteja arruinado.

Manuscritos

A agência da ONU calcula que mais de 4,2 mil manuscritos do centro de pesquisa Ahmed Baba foram perdidos e outros 300 mil, que agora estão em na capital do país, Bamako, precisam urgente de conservação.

A missão liderada pela Unesco contou com especialistas de várias instituições parceiras, do governo francês e da União Europeia. Eles estiveram no Mali de 28 de maio a 3 de junho.

O grupo reuniu o máximo possível de informações sobre o patrimônio cultural de Timboctou e o que será necessário para reparos, reconstrução e proteção. Os resultados serão utilizados para finalizar o Plano de Ação para o Mali.

Em Timbuktu, os especialistas encontraram-se com militares, líderes religiosos e responsáveis pela segurança do patrimônio. Eles visitaram os locais destruídos e tiveram atenção especial com os mausoleus do Cemitério dos Três Santos, do cemitério Alpha Mova e o estado de conservação de três mesquitas.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031