Cultura deve ser prioridade para o desenvolvimento sustentável, diz Ban

Ouvir /

Assembleia Geral faz debate sobre Cultura e Desenvolvimento; Secretário-Geral fala em surgimento de "uma nova economia criativa global".

Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Assembleia Geral realiza nesta quarta-feira, em parceria com a Unesco, um debate sobre Cultura e Desenvolvimento. O objetivo é discutir a importância do tema para a agenda pós-2015, ano em que termina o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Secretário-Geral da ONU discursou no encontro e lembrou que para "mobilizar pessoas, é preciso entender e abraçar suas culturas". Ban Ki-moon falou sobre a importância de promover o diálogo e garantir que a cultura "mostre o novo caminho para o desenvolvimento sustentável."

Turismo e Artesanato

Segundo Ban, novas leis nacionais estão protegendo patrimônios e promovendo a diversidade cultural.

O Secretário-Geral disse que "uma nova economia criativa global está surgindo e gerando "milhões de empregos em turismo, artesanato, música e cinema."

Ban Ki-moon destaca que países emergentes estão buscando maneiras de acelerar seu crescimento e por isso, a cultura deve estar no topo da agenda do desenvolvimento sustentável.

Religião

Para o chefe da ONU, é preciso garantir que a cultura, o patrimônio e a religião não sejam mais usados para dividir, criar conflitos e espalhar injustiça.

Já o presidente de Assembleia Geral lembrou que o documento final da Rio+20 enfatiza a promoção da diversidade e reconhece que "as pessoas estão no centro do desenvolvimento sustentável." Vuk Jeremić defendeu também a importância do diálogo intercultural.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930