Comissão de Inquérito sobre a Síria preocupada com envio de armas ao país

Ouvir /

Assunto foi discutido com o Conselho de Segurança nesta sexta-feira; presidente do grupo, Paulo Sérgio Pinheiro, defende negociação como a única solução possível para o conflito.

Karen AbuZayd e Paulo Sérgio Pinheiro

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Dois integrantes da Comissão de Inquérito sobre a Síria reuniram-se nesta sexta-feira com o Conselho de Segurança para discutir a situação da violência no país árabe.

O presidente da Comissão Paulo Sérgio Pinheiro, e a comissária Karen AbuZayd participaram do encontro em Nova York.

Escalada da Violência

Após a reunião, Paulo Sérgio Pinheiro concedeu uma entrevista à Rádio ONU e falou sobre a preocupação com o uso de armas químicas e convencionais no conflito.

"Houve alguns incidentes, onde foram usados agentes químicos, mas da parte da Comissão nós não temos condição de dizer quem, onde, como isso foi utilizado. É um crime de guerra. Então não há dúvida nenhuma, não é possível, nenhuma parte pode usar agentes químicos ou armas químicas. Quanto às armas convencionais, ao que parece alguns Estados decidiram enviar para a Síria, nós dissemos que isso vai contribuir para a escalada da violência."

Segundo o presidente da Comissão de Inquérito para a Síria, esses Estados têm responsabilidade caso as armas sejam usadas para cometer graves violações dos direitos humanos.

Dois Lados

Paulo Sérgio Pinheiro explica que a Comissão defende a negociação como a única solução para o fim dos confrontos. Ele lamenta que o grupo continue impedido de entrar na Síria.

"Tentamos convencer durante esses dois anos o governo da Síria que se nós tivermos acesso, o panorama que nós estamos escrevendo será muito mais completo. Agora, que não venham nos culpar por essa limitação. A limitação é culpa só do governo da Síria. Nós não somos nem do lado do governo nem do lado dos grupos rebeldes. Nossos investigadores entrevistam refugiados, também temos contato com os membros do chamado Exército Livre da Síria e também informações relativas ao governo. Então nós tentamos preparar um informe bastante equilibrado.

Segundo Paulo Sérgio Pinheiro, o próximo relatório da Comissão será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em setembro.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930