Com presidente da China, Ban discute situação na Península Coreana

Ouvir /

Em Pequim, Secretário-Geral e Xi Jinping falaram sobre paz, segurança, desenvolvimento e direitos humanos; chefe da ONU destaca participação da China em missões de paz.

Ban Ki-moon e Xi Jinping em Pequim

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Secretário-Geral da ONU teve uma série de encontros nesta quarta-feira com líderes da China sobre três dos pilares de trabalho da organização: paz e segurança, desenvolvimento e direitos humanos.

Em Pequim, Ban Ki-moon e o presidente chinês Xi Jinping trocaram pontos de vista sobre a cooperação da China com as Nações Unidas em resposta a desafios globais, como a mudança climática.

Metas do Milênio 

Ban ressaltou a importância da participação do país asiático nas missões de paz e agradeceu ao presidente pelo compromisso em enviar boinas-azuis para a nova missão da ONU no Mali.

O Secretário-Geral notou ainda a liderança chinesa na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as conquistas do país na área, em especial a redução da pobreza e dos índices de mortalidade materno- infantil.

Tensões

Ban e Jinping discutiram ainda a situação na Península Coreana e na Síria. O Secretário-Geral agradeceu à China "pelo papel crucial em ajudar a reduzir as tensões" entre as duas Coreias e por apoiar uma solução política para o fim do conflito sírio.

Ainda em Pequim, o Secretário-Geral encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores Wang Yi e citou os esforços do país em busca da desnuclearização da Península Coreana.

Soldados de Paz

Ban disse que o papel da China continua sendo vital e pediu ao governo assistência e apoio para os trabalhos humanitários da ONU na Coreia do Norte.

O Secretário-Geral também visitou o Centro de Treinamento Militar e afirmou que a "China fornece mais boinas-azuis para a ONU" do que os outros quatro países membros permanentes do Conselho de Segurança juntos."

Além da China, são membros permanentes do órgão os Estados Unidos, a França, a Grã-Bretanha e a Rússia.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031