Cidade Antiga de Damasco entra para a lista dos Patrimônios em Perigo

Ouvir /

Decisão da Unesco busca chamar a atenção para os riscos que propriedades históricas enfrentam com os conflitos no país; outros cinco Patrimônios da Humanidade da Síria também estão sob risco.

Damasco. Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, colocou seis sítios da Síria considerados Patrimônios Mundiais para a lista dos Patrimônios em Perigo.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo comitê da agência que está reunido no Camboja. A Unesco quer chamar a atenção para os riscos que essas propriedades enfrentam com os conflitos no país.

Alepo

Os Patrimônios Mundiais sírios, agora considerados em perigo, são as Cidades Velhas de Damasco, de Bosra, de Alepo, as vilas antigas do norte da Síria, o castelo Krak dos Cavaleiros e as ruínas de Palmira.

Segundo a Unesco, Damasco, fundada no 3° milênio antes de Cristo, é uma das cidades mais antigas do Oriente Médio. A capital Síria tem 125 monumentos de diferentes períodos da História.

Palácios

As ruínas de Palmira, no deserto sírio, representam a "arte e arquitetura dos séculos 1 e 2", com traços das técnicas grego-romanas e influências persas.

A Cidade Velha de Alepo, com rotas do segundo milênio antes de Cristo, foi dominada pelos assírios, árabes, mongois, mamelucos e otomanos. Alepo tem várias mesquitas, banhos turcos e palácios.

De acordo com a Unesco, a lista de Patrimônios em Perigo busca mobilizar todo o apoio possível para a segurança dessas propriedades, que são reconhecidas pela comunidade internacional como tendo grande valor para a humanidade.

O comitê da Unesco está realizando sua 37ª sessão na capital do Camboja, Phnom Penh, até o dia 27. O grupo também irá eleger novos locais para a lista do Patrimônio Mundial.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031