Ban extremamente preocupado com assentamentos contínuos na Cisjordânia

Ouvir /

Secretário-Geral diz que construções israelenses violam a lei internacional; já o reforço dos bloqueios na Faixa de Gaza completam seis anos.

Ban Ki-moon

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Secretário-Geral da ONU está extremamente preocupado com a contínua expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia. Em nota divulgada nesta sexta-feira, Ban Ki-moon lembra que as construções violam a lei internacional.

Ban nota com atenção os relatos de que a criação de centenas de unidades habitacionais em Itamar já avançaram para o próxima etapa. Esses anúncios vêm na sequência de ações semelhantes na região de Beit El, perto de Ramallah.

Progressos Prejudicados

O Secretário-Geral também está preocupado com o planejamento de 1 mil assentamentos perto de Jerusalém Oriental e também com passos para autorizar quatro assentamentos ilegais no interior da Cisjordânia.

Para Ban, essas "decisões em nada ajudam e minam os progressos rumo a uma solução de dois Estados", um israelense e outro palestino. Ban pede à Israel que atenda ao apelo da comunidade internacional e congele a construção dos assentamentos.

Bloqueios

Já o relator especial da ONU para os direitos dos territórios ocupados palestinos pediu nesta sexta-feira para Israel pôr um fim aos bloqueios na Faixa de Gaza.

Richard Falk lembra que os "impactos dos bloqueios à terra, mar e ar para 1,75 milhão de palestinos são arrasadores". Segundo Falk, "seis anos de estrangulamento calculado de Israel na Faixa de Gaza prejudicam a economia e mantém os moradores em um estado de pobreza eterna e dependência de ajuda".

O relator da ONU lamenta que pescadores não possam ir seis milhas além da costa, agricultores não possam acessar terras próximas à fronteira com Israel e empresários sofram restrições severas na exportação de bens.

Para Richard Falk, a "punição coletiva de Israel à população civil de Gaza precisa acabar hoje."

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930