Ban afirma que tráfico de drogas é obstáculo ao desenvolvimento

Ouvir /

Secretário-Geral fez a declaração para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas; relatório da ONU revela que Brasil serve de principal rota de destino e trânsito para o envio de cocaína para Europa e África.

Cultivo de papoila no Afeganistão

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o tráfico de drogas é um obstáculo ao desenvolvimento. A declaração foi feita para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, nesta quarta-feira.

Ban pediu aos governos, aos meios de comunicação e a sociedade civil que façam o possível para alertar para os danos causados pelas drogas. Ele quer que o alerta sirva aida para evitar que haja lucro com o negócio, que é ilegal.

Crime

Segundo o chefe da ONU, o problema exige uma resposta robusta e coordenada da polícia. Ban explicou que combater o crime organizado e o tráfico de drogas é uma tarefa que deve ser compartilhada entre os países.

Para ele, o "Estado de Direito" é apenas uma parte da equação ao citar o exemplo de agricultores que dependem do cultivo da folha de coca, maconha ou ópio para seu sustento.

A solução, para o chefe da ONU, é a implementação de uma política de saúde pública baseada na ciência e nos direitos humanos.

Usuários

Segundo Ban, essa é a única forma de se prevenir o uso e tratar os usuários e as consequências do consumo de drogas, como a transmissão do HIV através de seringas contaminadas. O Secretário-Geral mencionou também o uso das novas substâncias psicoativas, muitas das quais fora de controle das normas internacionais.

Um relatório lançado nesta quarta-feira pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime, Unodc, mostrou que o Brasil serve de rota de destino e trânsito para o envio de cocaína para a Europa e África.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031