Arquivos de D. Pedro II e Niemeyer entram para a lista Memória do Mundo

Ouvir /

Coleção de milhares de documentos do imperador e do arquiteto são agora Patrimônio Mundial da Unesco; eleição ocorreu nesta terça-feira, na Coreia do Sul.

D. Pedro II. Imagem: Museu Imperial

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Uma coleção de mais de 2 mil documentos do imperador D. Pedro II e outra com quase 9 mil arquivos do arquiteto Oscar Niemeyer acabam de entrar para a lista Registro da Memória do Mundo da Unesco.

Os arquivos são agora Patrimônio Mundial e foram eleitos pelo comitê que está reunido na Coreia do Sul. Além das duas nomeações do Brasil, a diretora-geral da agência da ONU, Irina Bokova, aprovou mais 52 inscrições para a lista.

Reflexão

Em entrevista à Rádio ONU, de Petrópolis, o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira Jr., comemorou a decisão.

"Eu diria que é o reconhecimento de dois grandes expoentes do Brasil, cada um no seu período. Ou seja, D. Pedro II para o século 19 e Oscar Niemeyer para os séculos 20 e 21. Nós temos o Brasil e os dois séculos iniciais do Estado Nacional Brasileiro vistos a partir da produção, a partir da reflexão dos dois brasileiros mais representativos desses dois períodos."

Maurício Ferreira Jr. explica que o acervo de D. Pedro II está no Museu Imperial e com a nomeação da Unesco, os documentos terão agora acesso universal.

Desenhos

Segundo o diretor do museu, os diários de bordo do imperador poderão ser exibidos também em mostras itinerárias em vários países.

"O Museu Imperial preserva 44 cadernetas de viagem, onde ele desenhou referências ao Egito, passando pelas cachoeiras de Paulo Afonso aqui no Brasil, marinheiros do navio que o levou para atravessar o Atlântico, enfim, são referências deste olhar de alguém que registra visualmente e por escrito um mundo que nós estudamos, um mundo que nós procuramos conhecer."

Segundo a Unesco, o Registro da Memória do Mundo inclui agora 299 documentos e coleções dos cinco continentes.

Além das inscrições brasileiras, foram aprovadas para a lista nesta terça-feira manuscritos de Ernesto "Che" Guevara e diários da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1497.

Ouça também a entrevista com Maurício Ferreira Jr. 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031