Ação da ONU vai oferecer teste de HIV para 5 milhões de trabalhadores

Ouvir /

Iniciativa apoiada pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, e pelo Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, é voluntária e confidencial; 40% dos soropositivos no mundo não sabem que tem o vírus.

Iniciativa prevê incentivar 5 milhões de pessoas. Foto: OIT

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Duas agências das Nações Unidas estão promovendo uma iniciativa voluntária sobre testes de HIV para 5 milhões de trabalhadores no mundo.

O projeto de teste e aconselhamento, batizado de VCT@ Work (na sigla em inglês), está sendo capitaneado pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, e pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids.

Tratamento

Os testes, que são voluntários e confidenciais, devem ser conduzidos até 2015. O objetivo é assegurar que as pessoas que têm o vírus recebam tratamento e apoio dos serviços de saúde.

Em comunicado, emitido nesta quinta-feira, o chefe da OIT, Guy Rider, disse que quer "mobilizar o poder da agência para incentivar 5 milhões de mulheres e homens a se submeterem ao teste". Ele apelou aos Ministérios do Trabalho e organizações laborais que se juntem para atingir o alvo até 2015.

A rápida ampliação da terapia antiretroviral, nos últimos anos, proporcionou o tratamento para o HIV para 8 milhões de pessoas. Com isso, elas podem viver mais tempo e de maneira mais saudável, além de ter vidas mais produtivas.

Local de Trabalho

Mas de acordo com o Unaids, 7 milhões de soropositivos que têm direito não estão tendo acesso ao tratamento. Além disso, 40% das pessoas que vivem com o HIV em todo o mundo não sabem que têm o vírus e por isso não podem ser tratados.  Em alguns países, este número ultrapassa os 50%.

Para o chefe do Unaids, se o local de trabalho abraçar a iniciativa do teste voluntário e confidencial, a luta contra a doença e pelo acesso ao tratamento dará um passo muito importante.

A iniciativa é parte dos esforços para se alcançar as Metas do Milênio da ONU. O alvo para 2015 é atingir 15 milhões de pessoas com tratamento para o HIV. O projeto é também parte da campanha "Alcançando Discriminação Zero" lançada pelo Unaids e pela Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial da Luta contra a Aids, marcado em 1º de dezembro, do ano passado.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930