União Africana diz que trabalho e meios podem projetar o português na ONU

Representante do bloco continental falava à margem da celebração do Dia da Língua Portuguesa; evento seguiu-se à aprovação de segunda resolução de cooperação entre a organização e o bloco lusófono em março. 

África tem cinco países lusófonos

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante da União Africana junto das Nações Unidas, Téte António, mencionou a necessidade de trabalho e meios para levar a língua portuguesa a conquistar maior terreno nas Nações Unidas.

O embaixador falava à Rádio ONU à margem do concerto alusivo ao Dia da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio. Téte António disse que, para que o português tenha o estatuto de idioma oficial da ONU, os países falantes devem ter atenção a uma série de requisitos.

Tradições

"Apesar de representar a União Africana, onde o português é uma das línguas de trabalho, temos que valorizá-la. Leva tempo vender uma língua num meio como em Nova Iorque e Nações Unidas, onde já há velhas tradições. Mas creio que, pouco a pouco, vai-se lá chegar, porque não? Virá um dia não é impossível. Tudo na organização foi fruto de luta, sobretudo de trabalho e de meios também, porque não é gratuito", mencionou.

As línguas oficiais utilizadas nas Nações Unidas são árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Na União Africana, o português é língua de trabalho juntamente com o inglês e o francês.

Diplomacia

Após o evento de comemoração, que juntou representantes de dezenas de países na sede da organização, o diplomata disse que os Estados podem ser sensibilizados de várias formas.

"A diplomacia através da música é muito eficiente, uma mensagem que penetra e que chega a toda a gente. Não tem fronteiras, não há melhor maneira de atingir o mundo inteiro do que através da música", destacou.

Cooperação

Vários líderes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa  já mencionaram a necessidade de tornar a língua, falada por cerca de de 240 milhões de pessoas em todo o globo, num dos idiomas oficiais na ONU.

Em finais de março, as Nações Unidas realçaram a importância de fortalecimento da cooperação com a  Cplp ao aprovar, sem votação, uma resolução que vai reger as relações entre ambas nos próximos dois anos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031