Ramos Horta diz que Guiné-Bissau deve aproveitar a solidariedade do Brasil

Ouvir /

Em entrevista exclusiva à Rádio ONU, Prêmio Nobel da Paz e representante da ONU disse que o Governo Brasileiro tem muito a oferecer em projetos de cooperação à nação africana de língua portuguesa.

Ramos Horta em entrevista à Rádio ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau afirmou que o país africano deve aproveitar as oportunidades de parceria que tem com o Brasil para consolidar seu processo de desenvolvimento.

Segundo José Ramos Horta, ex-presidente do Timor-Leste, as ligações históricas entre Brasil e Guiné começaram há vários séculos, quando escravos guineenses foram levados para a América do Sul por intermédio de Portugal.

Eleições

Nesta entrevista exclusiva à Rádio ONU, o Prêmio Nobel da Paz disse que os brasileiros já demonstraram solidariedade nas relações com a África, e que para isso, os guineenses precisam primeiro realizar eleições livres para fortalecer o contato com Brasília.

"Estive com o chanceler brasileiro, o ministro (Antônio) Patriota. E ele afirmou total disponibilidade para o Brasil continuar a apoiar a Guiné-Bissau. Estou convencido de que daqui a seis, nove meses, teremos eleições democráticas realizadas, um governo de grande inclusão com um presidente da República que será um mediador, um conciliador. Aí, eu creio que teríamos base para vermos todos os anos melhorias no índice de desenvolvimento da Guiné-Bissau e sua imagem melhorada no mundo."

Afrodescendentes

Ramos Horta disse que os africanos podem contar com o Brasil porque é o único país latino-americano com uma forte presença de afrodescendentes.

Ele disse ainda que o Brasil se tornou hoje um dos países mais ricos do mundo e que por isso pode ajudar.

A Guiné-Bissau sofreu um golpe de Estado em 12 de abril do ano passado. Desde então, as Nações Unidas e outras organizações incluindo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, têm tentado promover o restabelecimento da democracia no país com realização de eleições diretas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930