ONU pede livre acesso para os que querem fugir da violência na Síria

Ouvir /

Alto Comissariado para Refugiados, Acnur, informou que milhares de sírios estão sendo impedidos de cruzar a fronteira com a Jordânia.

Mais de 1,5 milhão já fugiram da violência. Foto: PMA/Abeer Etefa

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas emitiram um comunicado, nesta sexta-feira, manifestando preocupação com a situação de milhares de sírios que estariam sendo impedidos de fugir do país.

Segundo o Alto Comissariado de Refugiados, Acnur, na semana passada, apenas sete sírios conseguiram cruzar a fronteira com a Jordânia, para entrar no acampamento de Zaatari. A média, desde o início deste ano, era de 2 mil refugiados por dia. A Jordânia é o país que mais recebe refugiados sírios.

Comunidade Internacional

Segundo o Acnur, os sírios que tentam fugir estão sendo impedidos ainda dentro do país. Não se sabe, ao certo, quem estaria impondo restrições às vítimas da violência. Mas há relatos de que os combates pesados nas áreas perto da fronteira estejam dificultando a saída.

A agência da ONU informou que está preparando um plano de contingência caso o fluxo de refugiados aumente, ultrapassando a marca dos atuais 1,5 milhão de pessoas, como informou a porta-voz do Acnur, em Genebra, Melissa Fleming.

Segundo a porta-voz, os governos dos países vizinhos da Síria: Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia, garantiram ao Acnur que suas fronteiras continuam abertas para os sírios.

A agência da ONU voltou a dizer que os países que estão recebendo os sírios precisam da ajuda da comunidade internacional para lidar com a situação.

Apelo Humanitário

O Acnur informou ainda que irá lançar um grande apelo humanitário no dia 7 de junho com a presença do alto comissário, António Guterres, e da chefe do Escritório de Assistência Humanitária da ONU, Valerie Amos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031