ONU pede diálogo para superar crise política no Iraque

Ouvir /

Ban Ki-moon fez um apelo para que a polícia iraquiana limite o uso da força para manter a lei e a ordem e aos manifestantes que realizem protestos pacíficos; novos ataques a bomba no país, esta quarta-feira, mataram, pelo menos, 12 pessoas.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a todos os iraquianos que se unam e iniciem um diálogo para superar a profunda crise política no país.

Ban apelou à polícia que limite o uso de força para garantir a lei e a ordem e aos manifestantes que realizem protestos pacíficos. Ele está preocupado com o aumento da violência que já deixou muitos mortos e centenas de feridos por todo o país.

Ataque

As agências de notícias informaram que foram registrados novos ataques a bomba, esta quarta-feira, em várias regiões do Iraque.

Pelo menos 12 pessoas morreram em atentados realizados perto de Bagdá e Fallujah. Dezenas ficaram feridos. A onda de ataques, que começou há duas semanas, já matou mais de 200 pessoas.

Pêsames

O chefe da ONU enviou pêsames aos parentes das vítimas e desejou uma rápida recuperação dos feridos.

Ban saudou a reunião realizada entre os manifestantes e as forças policiais que ajudou a minimizar as tensões na cidade de Ramadi.

Outro ponto positivo, segundo o Secretário-Geral, foi o encontro de alto nível realizado entre uma delegação da região curda, no norte do Iraque, com representantes do governo central, em Bagdá.

Os dois lados estão retomando o diálogo para pôr um fim às suas divergências.

Licença

Ban expressou preocupação também com a recente decisão do governo iraquiano de cancelar as licenças de vários canais de TV no país.

Ele pediu as autoridades que reconsiderem a posição e lembrou que a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930