ONU quer retomar conversações entre israelenses e palestinos

Ouvir /

Coordenador Especial para o Processo de Paz disse que seria "um erro e um perigo" pensar que a solução do conflito é menos importante que a situação na Síria; Robert Serry disse que os riscos são claros para os dois lados.

Robert Serry fala ao Conselho de Segurança

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz do Oriente Médio, Robert Serry, pediu uma ação combinada para retomar as negociações entre israelenses e palestinos.

Serry fez a declaração, esta quarta-feira, num pronunciamento ao Conselho de Segurança.

Síria

O coordenador da ONU disse que "enquanto a atenção mundial está, compreensivelmente, com a situação na Síria, é igualmente importante garantir a retomada das negociações para solucionar o conflito no Oriente Médio."

Serry afirmou que é uma questão de urgência pôr um fim ao conflito sírio, mas ao mesmo tempo, explicou que seria "um erro e um perigo achar que a resolução do conflito entre palestinos e israelenses é menos importante".

Segundo ele, agora é o momento de uma ação concentrada para não perder a pequena abertura surgida nos últimos meses para resolver a questão.

Encorajado

O representante da ONU ficou encorajado com o esforço renovado dos Estados Unidos e o engajamento pessoal do secretário de Estado americano, John Kerry, no assunto.

Serry disse que o Secretário-Geral Ban Ki-moon está em contato direto com todas as partes envolvidas nas negociações e afirmou que houve um novo interesse dos parceiros regionais pela situação.

Em meio aos esforços para retomar o processo de paz, Serry falou sobre a importância de se criar condições favoráveis para o recomeço de negociações significativas e evitar ações que possam colocar em risco as expectativas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930