ONU celebra Dia Internacional da Parteira

Ouvir /

Unfpa e ICM afirmaram que elas podem representar a diferença entre a vida e a morte para 300 mil mulheres por ano; trabalho dessas profissionais é crucial para se atingir as Metas do Milênio.

Mãe e bebê, em Angola.

Edgard Júnior, Rádio ONU em Nova York.

A ONU celebra este domingo, o Dia Internacional da Parteira. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, em 1991.

Segundo as Nações Unidas, parteiras capacitadas, com equipamento e apoio necessários, podem representar a diferença entre a vida e a morte para 300 mil mulheres e até 10 vezes mais recém-nascidos.

Milagre

O Fundo de População da ONU, Unfpa, e a Confederação Internacional de Parteiras, ICM, disseram que o trabalho dessas profissionais contribui para o "milagre da vida" e do bem estar de mulheres e crianças no mundo inteiro.

Segundo as duas organizações, esse trabalho é crucial para se atingir, não só, as Metas de Desenvolvimento do Milênio até 2015, mas também, os objetivos traçados para depois desta data.

Ajuda

As autoridades de saúde explicam que o dia a dia das parteiras não se resume ao cuidado das gestantes antes e depois do parto. Elas fornecem uma variedade de ajuda em emergências humanitárias.

As parteiras treinam e supervisam trabalhadores de saúde comunitários para que eles possam prestar informações e promover práticas seguras.

Planejamento Familiar

Segundo o Unfpa, elas são a chave para garantir acesso universal ao planejamento familiar voluntário. Os especialistas explicam que isso, somente, poderia ajudar a prevenir 87 milhões de casos de gravidez não intencional.

Mais de 220 milhões de mulheres no mundo inteiro querem adiar ou evitar a gravidez, mas não têm os meios modernos para conseguir isso. O aconselhamento das parteiras é fundamental para ajudar recém-casados e mulheres a tomarem a melhor decisão.

O Fundo de População da ONU disse que as diferenças econômicas, desigualdades nos países e falta de acesso a serviços em algumas áreas provocaram uma diminuição de até 350 mil, no número de parteiras disponíveis.

O Unfpa e a ICM pediram aos países que trabalhem juntos para lidar com os desafios de desigualdades e da falta de acesso aos serviços de parteiras.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031