Na Etiópia, Ban participa das comemorações do Dia da África

Ouvir /

Secretário-Geral fala sobre expectativas de uma era de prosperidade e paz para o continente; na capital Adis Abeba, ele encontrou-se com o secretário de Estado americano, John Kerry.

Ban visitou Moçambique no início da semana

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Secretário-Geral das Nações Unidas afirmou compartilhar as expectativas de uma "era de prosperidade e paz" para o continente africano. A mensagem de Ban Ki-moon marca o Dia da África, comemorado neste sábado, 25 de maio.

A data coincide com os 50 anos da Organização de Unidade Africana, a primeira entidade regional do continente, que é atualmente a União Africana.

Desafios

Ban está na capital da Etiópia, Adis Abeba, participando de vários eventos organizados para o Jubileu de Ouro. O chefe da ONU destacou que os países africanos estão em "processo de crescimento" para atingir seu potencial.

Ele também ressaltou o papel da União Africana, "pela liderança cada vez mais dinâmica" na prevenção, gestão e resolução de conflitos. Ban Ki-moon reconheceu que os países africanos estão dinamizando o setor privado, mas lembrou grandes desafios para a região, incluindo confrontos, degradação ambiental e a necessidade de reforçar infraestruturas e instituições.

Paz

Na cidade, ele reúne-se com líderes africanos e de outros continentes para debater acordos de paz. Um dos encontros do dia foi com o secretário de Estado americano, John Kerry.

A situação na região dos Grandes Lagos e na República Democrática do Congo estiveram na pauta da reunião entre os dois líderes. Ban informou Kerry sobre os detalhes de sua visita recente a Moçambique, RD Congo, Ruanda e Uganda.

Eles também discutiram esforços para a realização, o quanto antes, de uma conferência internacional sobre a Síria. O objetivo seria acelerar o processo político e pôr um fim ao sofrimento dos sírios.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930