Moçambicana, 18 anos, pede dica a Ban para se tornar secretária-geral

Ouvir /

Estudante interpelou chefe da ONU durante palestra dele sobre o combate à violência a mulher; Secretário-Geral encerra visita a Moçambique nesta quarta-feira.

Encontro de Ban Ki-moon com alunos da escola secundária Sansão Muthemba, em Maputo. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Amâncio Miguel, de Maputo para a Rádio ONU.*

No segundo dia de sua visita oficial a Moçambique, o Secretário-Geral da ONU se encontrou com alunos da escola secundária Sansão Muthemba, em Maputo, capital do país. O objetivo era debater ações de prevenção à violência de gênero.

Mas na conversa com meninas e meninos, Ban Ki-moon recebeu uma pergunta inesperada de uma estudante moçambicana de 18 anos, Raquelina Langa.

"Coisas Boas"

O repórter Amâncio Miguel, em Maputo, que acompanhou o evento para a Rádio ONU, perguntou à Raquelina sobre a conversa dela com Ban.

"Será que um dia, eu serei secretária-geral das Nações Unidas? E o que devo fazer para vir a a ser secretária-geral das Nações Unidas? Vou seguir o conselho dele. Fazer o que ele fez. Seguir aquele exemplo que ele deu na reunião. Seguir coisas boas para ter coisas boas."

Raquelina contou o que Ban Ki-moon recomendou a ela.

Guerra na Coreia

"Ele disse que para se tornar um secretário-geral, como houve uma guerra na Coreia, ele teve que passar fome, estudar debaixo das árvores, e ele sofreu muito para isso, mas conseguiu, e hoje é secretário-geral das Nações Unidas."

A visita de Ban Ki-moon a Moçambique terminou nesta quarta-feira. O Secretário-Geral já chegou à República Democrática do Congo, e deve encerrar sua viagem à África participando da Cimeira da União Africana, na Etiópia.

Confira também o vídeo de Ban com os estudantes moçambicanos. 

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031