Mobilização política indígena aumentou nos últimos 20 anos

Ouvir /

Relatório do Pnud divulgado no Fórum Indígena da ONU mostrou que a participação de latino-americanos avançou no período; mas as mulheres indígenas não acompanharam esse progresso.

Família indígena na Guatemala

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, mostrou que a participação política dos indígenas latino-americanos aumentou nas últimas duas décadas.

O documento foi apresentado no Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas, que está sendo realizado em Nova York.

Mulheres

Segundo o Pnud, foram analisados seis países com a maior porcentagem de indígenas da região entre eles Bolívia, Equador e Peru.

O relatório mostrou que a participação política das mulheres tem sido um grande desafio porque elas enfrentam discriminação tripla: são mulheres, indígenas e pobres.

Saúde Mental

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena do Brasil, Mariana Maleronka Ferron, falou no encontro da ONU sobre a saúde mental dos jovens indígenas. Ela fez um alerta sobre o abuso de bebidas alcoólicas.

"Hoje no Brasil, nós temos um problema muito grave em relação ao abuso de álcool entre a população de jovens indígenas. Quase 30% dos jovens, em um levantamento feito em 2009, podem ser considerados com problemas em relação à bebida alcoólica."

Ferron disse ainda que outro problema para esse grupo é a violência armada para os que vivem perto dos grandes centros urbanos.

Congresso

O relatório diz que a participação indígena no congresso é maior na Bolívia, com mais de 30% dos parlamentares. O México tem 12% e os outros países, menos de 10%.

O Pnud afirmou que a América Latina e o Caribe têm cerca de 50 milhões de indígenas, o que representa 10% da população total da região.

Pobreza

O documento informou que apesar do avanço econômico da América Latina, o nível de pobreza entre os povos indígenas pouco mudou nas últimas décadas.

O documento mostra que a população branco-mestiça se beneficiou do progresso, mas não os indígenas, que parecem viver num mundo isolado dos aspectos positivos do desenvolvimento.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031