Mais de 260 milhões de pessoas sofrem discriminação baseada em castas

Ouvir /

Relatores da ONU pedem reforço da proteção para vítimas de preconceito, consideradas "intocáveis"; Dalits, do Sul da Ásia, formam a maioria dos que ocupam o nível mais baixo de sistemas de casta hierárquica.

Meninas e mulheres também sofrem abusos

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Um grupo de relatores das Nações Unidas, que promovem os direitos humanos, está fazendo um apelo por maior proteção a mais de 260 milhões de vítimas de discriminação baseada em castas.

Essas pessoas ocupam o nível mais baixo de sistemas rígidos e hierárquicos de castas, baseados em noções de pureza, poluição e desigualdade. Segundo os relatores, eles sofrem marginalização, exclusão econômica e social e acesso limitado à água, saneamento e emprego.

Índia e Nepal

Os Dalits, do Sul da Ásia, formam a maioria das vítimas, conhecidas como "intocáveis." Eles vivem em países como Índia, Nepal e Paquistão.

Em uma nota divulgada nesta sexta-feira, os especialistas da ONU destacam que a discriminação por castas "continua sendo difundida e o nível de impunidade é muito alto". Para os relatores, "ninguém deve ser estigmatizado".

Eles afirmam que mulheres e meninas Dalits são expostas a várias formas de discriminação e violência, incluindo abuso sexual. 

Pobreza Extrema

Os relatores lembram que há dois anos, o Nepal instituiu uma lei contra a discriminação por castas e pedem a outras nações que adotem legislações do tipo e também que punam os responsáveis por esses crimes.

Para os especialistas da ONU, esse tipo de preconceito precisa ser tratado como um "fator estrutural da pobreza". Os relatores destacam a necessidade de ação específica para tirar os Dalits da pobreza e fechar a lacuna que existe entre eles e o resto da sociedade.

A relatora especial sobre o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque e a relatora especial sobre Pobreza e Direitos Humanos, Magdalena Sepúlveda, estão entre os sete especialistas que assinam a nota.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930