FAO e Brasil promovem segurança alimentar na África

Ouvir /

Programa de Aquisição de Alimentos foi implementado em cinco nações africanas, incluindo Moçambique; reunião no Senegal avaliou progressos do projeto.

Ao centro, primeiro-ministro do Senegal, Abdoul Mbaye

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.* 

Um ano após a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, na África, representantes de governos e agências da ONU se reuniram no Senegal para avaliar os progressos dos projetos-piloto.

O PAA África é uma iniciativa do Brasil, em parceria com o Programa Mundial de Alimentos, PMA, a Organização para Agricultura e Alimentação, FAO e a Grã-Bretanha.

Moçambique

A ideia é promover segurança alimentar e ao mesmo tempo, gerar renda para pequenos agricultores africanos. Durante o encontro, em Dacar, o coordenador do projeto na FAO, Israel Klug, explicou que são cinco os países participantes.

"O objetivo do workshop de troca de experiências do PAA África em Dacar é facilitar a troca de experiências entre os cinco países participantes do programa: Níger, Malauí, Moçambique, Etiópia e Senegal. O PAA África é um programa relativamente recente, começou no ano passado, e é baseado na experiência brasileira de compras locais de alimentos para assistência alimentar." 

Merenda

A troca de experiências entre o Brasil e as nações da África foi o foco do encontro de três dias no Senegal. O integrante da União Nacional de Camponeses de Moçambique, Luis Muchanga, falou sobre o andamento do projeto no país.

"O homem de amanhã depende da alimentação que tem hoje. É uma aposta na alimentação escolar. Estamos a criar mecanismos ou externalidades que possam manter as crianças na escola, em condições saudáveis, em condições que possam assimilar melhor a matéria. Portanto não é um simples programa de intervenção, é um programa de desenvolvimento."

Durante o workshop, o primeiro-ministro do Senegal, Abdoul Mbaye, destacou a liderança do governo brasileiro no PAA África, para ele um "modelo exemplar" de cooperação Sul-Sul.

*Colaborou Rosana Miranda.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930