Explosão de carro-bomba mata jornalista no Iraque

Ouvir /

Unesco deplora assassinato de Muwaffak al-Ani, um dos radialistas mais antigos em atividade no país; irmão dele e várias outras pessoas morreram no atentado.

Iraque Foto: Arquivo Irin

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está "deplorando" a morte do jornalista iraquiano Muwaffak al-Ani, que morreu na segunda-feira, com a explosão de um carro-bomba em Bagdá.

A diretora-geral da agência, Irina Bokova, lamenta o assassinato e está "profundamente preocupada" com o caso. Segundo Bokova, al-Ani era "uma das melhores vozes da mídia do Iraque, um homem dedicado à profissão e determinado em passar seu conhecimento para a nova geração de jornalistas."

Rádio

Muwaffak al-Ani era um dos jornalistas mais antigos em atividade no Iraque. Ele começou a carreira em 1962, na Rádio Bagdá, e trabalhou para várias emissoras de rádio e televisão do país. Ele também era professor de jornalismo.

A chefe da Unesco lembra que após tantos anos de conflito, o Iraque está tentando se reconstruir e a mídia tem um papel importante nessa situação. Bokova defendeu a garantia da segurança dos jornalistas e que crimes deste tipo não sejam tolerados. Ela afirma confiar nas autoridades iraquianas para encontrar os autores do ataque.

Segundo agências de notícias, o jornalista, o irmão dele e várias outras pessoas morreram com a explosão do carro-bomba em frente à uma mesquita durante as orações da noite em Bagdá. Al-ani foi o terceiro profissional da mídia assassinado no Iraque no último ano.

Prêmio

E três jornalistas do Iraque foram escolhidas vencedoras de um concurso das Nações Unidas sobre desafios enfrentados por mulheres em países do Oriente Médio.

As histórias enviadas por Suha Audah, Enas Jabbar e Shatha al-Shabibi foram selecionadas por um painel independente da organização. Os trabalhos relatam a pressão sofrida por iraquianas que praticam esportes; o sofrimento de vítimas de sequestro e a questão delicada dos crimes de honra no país. Elas foram premiadas no começo deste mês.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031