Chefe do Unodc destaca inclusão social em visita ao Rio de Janeiro

Ouvir /

Yury Fedotov esteve na comunidade de Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, checando os trabalhos de prevenção ao crime e ao tráfico de drogas; ele também teve reuniões com ex-traficantes de droga. 

Yury Fedotov no Rio de Janeiro. Foto: Damaris Giuliana

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.* 

O chefe da agência da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, realizou uma visita ao Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento da UPP do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, na zona sul do Rio.

Acompanhado por autoridades do governo estadual, Yury Fedotov disse que foi ao Brasil para ver de perto a experiência dos cariocas no combate ao crime organizado e como isso pode ser adaptado a outras regiões do mundo.

Iniciativa

A repórter Damaris Giuliana conversou com Fedotov para a Rádio ONU. Segundo ele, a inclusão social é um aliado chave na luta contra as drogas.

O chefe do Unodc ressaltou que a ideia de integração social, pacificação e criação de modos de vida alternativos pode ser implementada por outros países.

Ele destacou também o trabalho da polícia do Rio e do Governo do Estado na iniciativa.

Ainda na cidade, Yury Fedotov se reuniu com ex-traficantes de droga no trabalho do grupo AfroReggae, com os projetos Comandos e Empregabilidade. A iniciativa promoveu o diálogo entre policiais, ex-criminosos e espectadores sobre os processos de reintegração social.

Mercado de Trabalho

Uma outra proposta visitada pelo chefe da agência da ONU pretende reintegrar ex-prisioneiros ao mercado de trabalho, um projeto liderado por ex-criminosos do Comando Vermelho e do Terceiro Comando. Desde o surgimento da iniciativa, em 2008, foram criados mais de 3 mil postos de trabalho.

Fedotov elogiou a decisão dos ex-traficantes de abandonar o crime e a maneira como a reabilitação deles tem sido feita na sociedade. Ele também parabenizou policiais que participam de projetos educativos de combate ao HIV com crianças.

Nesta quarta-feira, Fedotov embarca para Brasília para se reunir com representantes do governo e firmar um acordo de parceria de combate ao crime em todo o Cone Sul.

*Com reportagem de Damaris Giuliana, do Unic Rio.

*Apresentação: Leda Letra.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031