Acnur: 8,3 milhões de sírios dependem de ajuda para sobreviver

Ouvir /

Agência da ONU afirmou esse total representa quase metade da população da Síria; demanda por assistência é maior do que os recursos das organizações humanitárias.

Família de refugiados Foto: Acnur/Hussein Malla

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, alertou que 8,3 milhões de sírios dependem de ajuda humanitária para sobreviver.

Esse número representa quase metade da população do país. Eles estão recebendo assistência tanto como refugiados, em países vizinhos, como deslocados internos, dentro da própria Síria.

Necessidade x Recursos

O coordenador do Acnur no país, Panos Moumtzis, disse que "chegou-se a uma situação agora, onde a necessidade superou a capacidade de recursos das agências para responder à crise."

Segundo ele, as organizações humanitárias estão tendo de priorizar ou decidir para onde mandar ajuda. Moumtzis afirmou que é um processo doloroso escolher entre as regiões que estejam em condições mais graves.

Segundo o Acnur, a situação está se deteriorando rapidamente devido à violência contínua que causa o deslocamento da população e limita o acesso àqueles que precisam de ajuda.

Segurança

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está preocupado com a segurança dos civis em Qusayr, na Síria, perto da fronteira com o Líbano.

O Unicef afirmou que mais da metade da população da cidade, que tem 30 mil habitantes, pode estar presa na região por causa dos confrontos entre tropas do governo e forças da oposição. Calcula-se que até 20 mil pessoas, muitas delas crianças, podem estar em Qusayr.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, informou que tem 23 clínicas de saúde em operação na Síria.

Essas clínicas estão fornecendo ajuda a 525 mil palestinos que vivem no país.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031