Unicef relata abuso de crianças no conflito da República Centro-Africana

Ouvir /

Dados da agência apontam envolvimento das partes do conflito nas ações; combates deixaram cerca de 650 mil crianças fora da escola.

Casas abandonadas na República Centro-Africana. Foto: Irin/Anthony Morland

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, diz ter constatado casos de abusos dos direitos da criança perpetrados pelas partes em conflito na República Centro-Africana.

Em nota, publicada esta terça-feira, em Genebra, a agência mencionou o recrutamento de menores por grupos armados, a violência baseada no género e a negação do acesso de ajuda humanitária.

Vulnerabilidade

Estima-se que mais de 2,3 milhões de crianças estejam em situação de vulnerabilidade. Em finais de Março, o grupo rebelde Seleka tomou o poder após um acordo de paz negociado com o governo do deposto presidente François Bozizé.

Nesta terça-feira, o Unicef anunciou a entrega de mais de 23 toneladas de artigos incluindo medicamentos essenciais, tanques de água e instalações sanitárias na capital, Bangui.

Distúrbios

Trata-se de uma das primeiras entregas significativas de ajuda humanitária para o país, após a insegurança e as pilhagens ocorridas em hospitais e centros de saúde nas últimas semanas. Os distúrbios foram caracterizados por grandes perdas de suprimentos médicos, equipamentos e mobiliário.

No total, a agência aponta a existência de 4,6 milhões de pessoas afectadas pelo colapso dos serviços, da lei e ordem.

Lixo

Uma série de avaliações preliminares indicam o saque e a vandalização de hospitais e de centros de saúde de Bangui. As últimas duas semanas também foram marcadas pelo saque de equipamentos de saneamento e a interrupção da recolha de lixo.

As estimativas do Unicef apontam para a existência de 650 mil crianças fora da escola, aliada a receios de um aumento de casos fatais de desnutrição.

Para a garantia de assistência humanitária urgente, a agência orçou as necessidades em cerca de US$ 11 milhões para os próximos seis meses.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031